sábado, 12 de novembro de 2011

Plano de aula da Professora Amanda dos Santos

Colégio Governador Valadares
Serie:7ª                                           Turma:E
Disciplina:História                     Duração da aula:50 min.
Professoras: Amanda,Daiana e Gilvânia
Plano de aula
*Conteúdo
As revoltas provinciais do período das regências:Cabanagem,Revolução Farropilha,Sabinada,Balaiada.
*Competências
-Expor as causas e o contexto de cada revolta no período regencial.
-Descrever a rotina a população e o processo político de cada revolta.
-Enumerar as conseqüências decorrentes das revoluções.
-Definir os objetivos e as lideranças de cada revolução.
*Habilidades
-Entender as causa e o contexto das revoltas.
-Compreender a rotina da população e o processo político de cada revolução.
-Identificar as conseqüências das revoluções.
-Entender os objetivos de cada revolução.
*Metodologia.
-Aula expositiva.
-Análise crítica de imagens.
*Recursos Didáticos.
-Quadro branco e pincel.
-Fotos.
*Avaliação.
-Discussão temática em sala de aula.
*Referência bibliográfica
Cotrin,Gilberto.História e Consciência do Brasil.1.ed.São Paulo:Saraiva,1991.
Reis,Anderson Roberti dos, Motoka,Débora Yumi.História para viver juntos.1.ed.São Paulo:SM,2009.
Pilleti,Nelson,Pilleti,Claudino.História e vida integrada.3.ed.São Paulo:Ática,20

COLÉGIO GOVERNADOR VALADARES
CURSO:Historia,5ºPeríodo
TURMA:7ªE
PROFESSORAS:Amanda dos Santos, Gilvânia,Daiana.
PLANO DE AULA
TEMA:Confederação do Equador e o Período Regencial
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
*Entender as causas dessa revolta.
*Compreender os objetivos defendidos pelos líderes da Confederação.
*Enumerar as fases do período regencial.
*Relacionar os atos institucionais com os grupos políticos do período.
CONTEÚDO
*A Confederação do Equador.
*As causas e os objetivos das lideranças desse movimento.
*As principais fases do período regencial e seus grupos políticos.
*Os atos criados pelos principais grupos políticos e seus objetivos.
METODOLOGIA
*Aula expositiva.
*Leitura de texto.
RECURSOS  DIDÁTICOS.
*Quadro branco e pincel.
AVALIAÇÃO
*Discussão temática e grupal em sala de aula.
REFERÊNCIA
 Coltrin,Gilberto.História e Consciência do Brasil.1ed.São Paulo:Saraiva,1991.





  COLÉGIO GOVERNADOR VALADARES
CURSO:História 5ª Periodo
TURMA: 7ª E
PROFESSORAS: Amanda, Gilvânia e Daiana
                                       Plano de Aula
TEMA: O golpe da maioridade e os grupos políticos
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
*Entender a causa da antecipação da maior idade de D Pedro
*Compreender os objetivos políticos por trás desse golpe
* Enumerar as participações políticas dos liberais e conservadores
*Relacionar as revoltas dentro dos partidos e quais  eram seus  objetivos
CONTEÚDO
*A antecipação da maioridade  de D Pedro
*O motivo do golpe da maioridade
*Os liberais e os conservadores nas eleições violentas
*Os conflitos entre os liberais e conservadores
METODOLOGIA
*Aula expositiva
*Debate
RECURSOS DIDÁTICOS
*Quadro branco e pincel
AVALIAÇÃO
*Discussão temática e grupal em sala de aula
REFERÊNCIA 
Cotrin,Gilberto.Historia e Consciência do Brasil.1ed.São Paulo: Saraiva,1991





COLÉGIO GOVERNADOR VALADARES
CURSO: História 5º perído
TURMA: 7ºE
PROFESSORAS: Amanda,Daiana e Gilvânia.
PLANO DE AULA
TEMA: A guerra da cisplatina e a crise econômica
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
*Compreender os motivos que levaram o Brasil a declarar guerra contra a cisplatina.
*Descrever a participação do povo nessa guerra.
*Enumerar as conseqüências da guerra no Brasil.
*Analisar a crise econômica e o fechamento do Banco do Brasil.
CONTEÚDO
*A guerra da cisplatina e seus motivos.
*A participação dos brasileiros na guerra.
*As conseqüências da guerra no Brasil.
*A crise econômica e a falência do Banco do Brasil.
METODOLOGIA
*Aula expositiva.
RECURSOS DIDÁTICOS
*Quadro branco e pincel.
AVALIAÇÃO
*Discussão temática e grupal em sala de aula.
REFERÊNCIA
Cotrin,Gilberto.Historia e consciência do Brasil.1ed.São Paulo:Saraiva,1991



Nenhum comentário:

Postar um comentário