domingo, 4 de setembro de 2011

Independência do Brasil

 Fonte: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/331197/gd/1255223585/Independencia-do-Brasil.jpg

Com a vinda da família real portuguesa em 1808 para o Brasil,Portugal ficou sem rei e passou a ser governado por um conselho de regências.

O povo português  revoltado com essa situação passou a exigir o retorno do rei D.JoãoVl, pois caso ele não retornasse o povo faria uma revolta e ele acabaria perdendo o trono.

D.João  resolve voltar para Portugal e e m sua bagagem  leva quase todo o ouro brasileiro.

D.Pedrol ficou no lugar de D.João Vl como príncipe regente,porém o povo brasileiro ficou muito insatisfeito com essa atitude do rei e começaram a exigir a independência.Cansados de ser uma colônia de exploração de Portugal ,em 7 de setembro de 1822D.Pedro proclama a independência,dando um fim ao domínio português e iniciando uma era de autonomia política em  nosso território.

O Brasil após a independência

Após o desligamento com Portugal, o Brasil passou a viver uma nova fase  política diferenciando-se de outros países da America - latina que ao conquistarem suas independências adotaram a república como regime político ao invés de monarquia.

Apesar de a independência ter ocorrido, o processo econômico brasileiro continuou o mesmo,sobre domínio da elite(os grandes proprietários de terra),eles continuaram a deter a economia, enquanto a população lutava por melhores condições de vida e passou a pedir a república.

Editado por Amanda dos Santos, Gilvânia Maria e Daiana (alunas do 5º periodo do Curso de História da Universidade Tiradentes)

Referências:

REIS, Anderson Roberti dos. MOTOKA, Débora Yumi. Para Viver Juntos  - História 8º ano. São Paulo. Edições SM, 2009.

PILLETI, Nelson. PILLETE, Claúdio. História e Vida Integrada- 7ª Série. São Paulo. 3ªed.. Ática, 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário